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  • Mar

    29

    2021

Como atender bem seu cliente?

Atender bem o cliente vai além de apenas manter o sorriso no rosto, mas pode ser visto como uma série de atitudes simples e que podem - e vão - fazer com que a experiência do cliente seja positiva ou não, e isso afeta também o seu comércio. 

Clientes satisfeitos fazem a sua propaganda, trazendo novos clientes, além de torná-los fiéis à sua marca. Por isso selecionamos 5 dicas de como fazer um atendimento de qualidade , deixando seu cliente satisfeito a ponto de retornar para novas compras! Confira:

1. Nunca deixe uma pessoa esperando. 

Para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade. Há pessoas que aguardam por dois minutos e depois são capazes de dizer que esperaram por mais de dez! No entanto, após ter sido inicialmente atendida, a pessoa aguardará com mais calma, naturalmente.

2. Faça com que o cliente se sinta bem-vindo. 

Trate-o como alguém importante para a empresa. Comentários agradáveis valorizam a relação, mas nunca além do necessário, dando espaço para que o cliente explique o que deseja. Muitas vezes o cliente fica inibido diante do funcionário, por isso, deixe-o à vontade e preste um atendimento eficiente, orientando-o em sua compra, de maneira clara e bem educada.

3. Expressões negativas tendem a criar um clima negativo. 

O ideal é evitar expressões como: “não pode”, “está errado”, “não deve”. Por mais simples que possa parecer, essas palavras criam uma experiência não tão boa na relação entre cliente e comércio, podendo ser uma maneira de repelir e evitar a fidelização dele.

4. A verdade é extremamente importante. 

É preferível assumir uma falha a passar ao cliente a impressão de que se escondem informações. Passe todas as informações necessárias e verdadeiras a respeito do seu produto ou serviço prestado, deixando o cliente a par do que está adquirindo e evitando que ele volte para reclamar da ausência de explicações. 

5. Fique atento a qualquer reclamação.

Reclamações, queixas ou sugestões feitas pelo cliente são sempre bem vindas para entender a expectativa e a realidade do consumidor acerca do seu produto. Dessa forma, é possível realizar a modificação de operações simples mas que não são efetivas ou positivas para o consumidor. Após recebê-las, encaminhe-as à um superior e busquem uma solução que agrade à todos.

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