Notícias

  • Set

    28

    2020

Como motivar vendedores desmotivados?

A desmotivação de funcionários é um problema muito grande e comum entre diversos negócios. No entanto, esse é um caso que não pode ser normalizado, já que a desmotivação de funcionários impacta diretamente no funcionamento da empresa, diminuindo vendas, e aumenta o turnover de colaboradores e, consequentemente, gastos com demissões. Em um período de pandemia do coronavírus, é natural que muitos trabalhadores se sintam desmotivados, mas é dever da empresa fazer com que o quadro mude. Com isso, apresentamos quatro estratégias para aplicar e motivar os vendedores:

01- Manter o gestor ativo no processo seletivo

O primeiro passo para garantir a motivação dos funcionários é ter um gestor ativo à frente do processo seletivo. Isso faz com que os colaboradores sejam escolhidos de acordo com princípios pré-estabelecidos pelo próprio gestor ou pela empresa, evitando, assim, selecionar alguém que não vá se adaptar de forma positiva com o ambiente de trabalho.

02- Alinhar os vendedores com os valores da empresa

Outra estratégia que pode ser usada para garantir a motivação dos vendedores é assegurar, durante o próprio processo seletivo ou depois, que eles estejam alinhados com os valores da empresa. Essa ação é importante porque nem todos os funcionários estão cientes dos valores do negócio e compartilham deles, o que gera desmotivação vez ou outra. Quando vendedores estão alinhados com os valores da organização, eles se sentem mais capazes de atingir objetivos.

03- Oferecer plano de carreira

Além disso, oferecer um plano de carreira é uma estratégia que atrai o trabalhador que quer mais estabilidade financeira e profissional. Assim, dar indícios de como será o futuro do vendedor quando ele cumprir determinadas metas pode ser uma boa opção para motivar aqueles que se encontram desmotivados.

04- Ser um bom líder

Por fim, não há motivação que seja sustentada sem um bom líder. Quando existe uma liderança, o vendedor tem mais identidade com o seu trabalho e suas funções. Pesquisas indicam, por exemplo, que 75% dos fatores que levam à saída de um funcionário estão relacionados com o gestor desse profissional, ou seja, seu líder. Em 50% dos casos, o colaborador se desliga da empresa para se afastar de seu gestor, por conta de um mal relacionamento. Com isso, ter um bom líder à frente de projetos aumenta a motivação e, consequentemente, reduz saídas.

Logotipo Boa Vista SCPC
Área do associado