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  • Jul

    31

    2020

FAQ inteligente

O FAQ, do inglês Frequently Asked Questions, ou Perguntas Feitas Frequentemente, é um documento contendo as dúvidas mais frequentes sobre um determinado assunto, em geral produtos e serviços. Para qualquer empresa que tenha como objetivo melhorar a transparência de seus processos, ter um FAQ é extremamente importante e essencial. No entanto, muitos empreendedores não sabem como começar a criar um FAQ, deixando de lado a execução de um. Pensando nisso, criamos um guia de como ter um FAQ para tirar as dúvidas dos seus clientes sobre seus produtos ou serviços:

01- Quais dúvidas um cliente pode ter?

O primeiro passo para criar um FAQ é pensar previamente em possíveis dúvidas que um usuário e possível cliente possa ter sobre o seu produto ou serviço. Perguntas como quais são as formas de comprar, pagar, entrega, prazos, devolução, entre outras, são algumas das mais procuradas, porém, outras podem surgir. Nesse passo, é importante que todas as dúvidas sejam elaboradas e pensadas para fazer parte do FAQ.

02- Qual a jornada do produto?

De nada adianta antecipar as dúvidas dos clientes se você não souber qual a jornada do produto ou serviço que está tentando vender. Isso é válido na hora de treinar uma equipe para responder os clientes e garantir que eles saibam exatamente o que estão informando. Saber a jornada do produto ou serviço evita que qualquer dúvida que não tenha sido antecipada não consiga ser respondida por falta de informação.

03- Como responder as dúvidas?

As dúvidas devem sempre ser respondidas de forma objetiva e prática, para que exista a garantia de que o cliente realmente irá entender o que foi dito e ter sua dúvida esclarecida. No entanto, não é porque o FAQ deve ser objetivo que as respostas devem ser sempre “Sim” ou “Não”. A formulação de frases completas revela a impressão de que houve uma preocupação em responder a dúvida do usuário e, por isso, é essencial que exista um padrão para as respostas.

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