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  • Set

    30

    2020

Metodologia de vendas

A metodologia de vendas é um processo para auxiliar vendedores a seguirem uma série de etapas e padrões, a fim de melhorar as vendas, seja na prospecção, na captação e fidelização de clientes e até no volume total. Existem várias metodologias de vendas disponíveis, mas é importante que cada empreendimento entenda o seu negócio antes de optar por uma abordagem que não se encaixa em seus objetivos. Por isso, trouxemos três opções de metodologia para você conhecer e aplicar em sua empresa:

01- Metodologia de vendas Sandler

A metodologia Sandler foi desenvolvida por David Sandler em 1967 e seu objetivo é criar um equilíbrio entre as figuras do vendedor e do cliente, já que ambos os lados se dedicam e devem ser equiparados para que o fechamento da venda seja bem sucedido, tanto para quem vende quanto para quem compra. Nesse tipo de metodologia, o vendedor assume um papel de consultor, sendo o foco qualificar e educar os leads, desenvolvimento um relacionamento com eles antes de encaminhá-los para a conclusão da venda.

02- Metodologia SNAP de vendas

Nesta metodologia, criada por Jill Konrath em 2012, há quatro principais aspectos aos quais os vendedores devem prestar atenção durante uma venda: a simplicidade, a novidade; o alinhamento; e as prioridades. Em resumo, os vendedores devem apresentar a solução de forma simples e descomplicada, procurar reduzir burocracias, mostrar para o cliente que a solução é diferenciada, manter alinhadas as expectativas do cliente com o processo de venda e, ainda, identificar o que o cliente acredita ser prioridade para ele e como a solução apresentada irá proporcionar isso. É uma metodologia que funciona bem com venda de soluções pouco complexas.

03- Metodologia SPIN de vendas

Por fim, nesta última metodologia, desenvolvida por Neil Rackham, o objetivo principal é orientar o vendedor sobre os tipos de perguntas que ele deve fazer aos potenciais clientes para conhecê-los melhor e serem mais assertivos na hora de oferecer soluções. Sendo assim, basicamente, os vendedores devem ter como foco entender qual a situação e o contexto ao qual o cliente está inserido, quais os problemas que ele está enfrentando atualmente, quais as implicações que os problemas identificados têm sobre o cliente e quais as necessidades do cliente e sua relação com a solução ofertada. É uma ótima metodologia para quem quer melhorar o valor dos produtos ou serviços vendidos.

 

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