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  • Set

    15

    2020

Pós-venda

O cliente é um dos principais ativos de uma empresa e sem ele nenhuma venda pode ser concluída. Alguns clientes são mais lucrativos que outros e contribuem com mais resultados positivos e, por isso, muitos empreendedores pensam em formas de agradecer o retorno. No entanto, muitas dessas formas nem sempre são efetivas, por se parecerem muito com uma mensagem automática e sem emoção. Com isso, para aqueles que querem agradecer seus clientes no pós-venda, temos uma lista de mensagens que podem ser enviadas com sucesso para o cliente, conforme três objetivos diferentes:

01- Pós-venda focada em upselling

Upselling é uma técnica de venda que mostra ao cliente que ele já usufruiu de seus produtos e serviços, mas que agora a empresa cresceu e quer oferecer novas funcionalidades e benefícios, com um valor um pouco mais alto. Pensando nisso, dois exemplos de possíveis mensagens a serem enviadas para esses clientes são:

“Sua empresa já aumentou suas vendas em 20% usando nossa solução, neste ano que passou. Com mais funcionalidades, você pode obter resultados ainda melhores. Por isso, veja o case da Empresa X e como ela dobrou esse aumento de vendas adotando o Plano Plus.”

“Quando iniciamos nosso relacionamento, sua empresa tinha apenas a matriz e 3 vendedores, um deles você mesmo. Hoje, está com 5 filiais e um time de mais de 20 vendedores. Que tal conversarmos sobre mudar para um plano mais robusto, que atenda suas novas necessidades?”

02- Pós-venda focada em cross selling

A pós-venda focada no cross selling é uma técnica para mostrar ao cliente que comprando um produto ou serviço a mais seus benefícios serão ainda maiores. Para esses objetivos, algumas mensagens podem ser enviadas e personalizadas dessa forma:

“Nos últimos meses, sua empresa tem usado nossa solução de gestão de folha de pagamento e, com isso, conseguiu diminuir o tempo para conclusão desse processo em incríveis 83%! Por que não acrescentar os módulos de rescisão de contrato de trabalho e de contratação de novos funcionários para ter reduções de tempo semelhantes?”

“Seu restaurante já compra toda nossa linha de vegetais frescos direto da horta orgânica, o que tem atraído muitos clientes e até levou a publicação de matérias na imprensa sobre a qualidade de seus pratos. E agora estamos oferecendo também cortes de carnes selecionados, todos com certificação orgânica. Podemos marcar uma visita para você conhecê-los?”

03- Pós-venda focada em reconquistar o cliente

Para esse último objetivo, a intenção é simples: reconquistar aquele cliente que entrega resultados positivos, mas não efetua uma compra há meses. Nem sempre o motivo disso é uma insatisfação, então é sempre válido tentar recuperar esses clientes com algumas mensagens:

“Durante 5 anos sua empresa foi muito fiel aos nossos produtos, fazendo compras mensais recorrentes. No último semestre, sentimos falta de seus pedidos. Aconteceu alguma coisa que podemos modificar para que você volte a trabalhar com a gente?”

“Novidade! Temos um novo sistema de pedidos online, ágil e intuitivo, que vai facilitar muito a vida de nossos clientes, principalmente aqueles que sempre estiveram ao nosso lado nos últimos anos. Confira neste link!”

 

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